PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

04 março 2012

RN - Praia Areia Preta - Natal

Praia Areia Preta

          Localização: Central - 4 Km do centro de Natal.

         Caracterização: Imprópria para o banho, local de maior valorização de prédios.
          Possui uma bela formação rochosa na areia formando grutas.



         O banho de mar neste caso não é recomendado, pois o mar sobe muito encobrindo a areia e as pedras, apresentando perigo para os banhistas desavisados. Nesta condição, o surf também fica comprometido nesse local.
Relógio do Sol
 

FAROL DE MÃE LUIZA

          Erguido em 1949,foi inaugurado dois anos depois, em 15 de agosto de 1951.Oficialmente recebeu o nome de Farol de Natal, mas é conhecido como Farol de Mãe Luiza por se encontrar localizado no morro com o mesmo nome. Há quem afirme que mãe Luiza era uma senhora parteira muito famosa pela região.

        Do alto dos seus 37metros, acessíveis por uma escadaria em forma de espiral com 151 degraus, descortina-se uma das mais belas vistas das praias urbanas de Natal.
Foto de Tito Garcez...  Ainda não havia ressaltado o nome de quem tirou a foto, pois aparece no canto esquerdo da mesma. Mas aqui vai... Abraços.


Farol Mãe Luiza
         
          A Praia de Areia Preta, foi a primeira praia oficializada como balneário público natalense,em janeiro de 1908.Seu nome é uma referência as falésias ali encontradas.Segundo Câmara Cascudo, era um recanto de pescadores até 1920. Com o tempo, os pescadores foram vendendo suas casas e novas construções apareceram. Era a mais distante das terras à leste da cidade, e por isso local de festas, serenatas, banhos de mar à fantasia e piqueniques.   

2 comentários:

  1. Olá! Bom dia!

    Uma das imagens do farol de Mãe Luiza é de minha autoria. Há, inclusive, uma assinatura no canto inferior esquerdo. Peço para que seja colocada uma legenda dando a creditação a mim.

    Desde já, agradeço a atenção!

    Abraços,
    Tito

    ResponderExcluir
  2. Prezado Tito... Neste Blog quando quero ressaltar algum lugar especial em que estivemos e encontro fotos lindas na internet, eu as coloco para que as pessoas apreciem. Não tive a intenção de não creditá-la a vc, até porque como vc mesmo viu, seu nome aparece na foto como autor. Espero que vc compreenda e fique satisfeito com a legenda que coloquei. Obrigada pela visita...Qq coisa ao contrário, entre em contato que retirarei com o maior prazer.... Abraços.

    ResponderExcluir