É muito legal ter a oportunidade de passear por lugares históricos que tão marcantemente influenciaram momentos de formação histórica e cultural de nosso País... Com suas paredes de pedras centenárias e cheias de histórias o passeio pelo Forte é muito significativo quando se entende o momento vivido na história e o que isso significa para o povo daquele determinado lugar.
Sua construção teve início no dia 06 de janeiro de 1598, dia de Santos Reis, sob o comando de Manuel Mascarenhas Homem.
Parte interna da Fortaleza |
O Estado do Rio grande do Norte encontra-se historicamente inserido no processo de colonização brasileira devido à sua localização geográfica, na esquina do continente sul-americano, ponto mais próximo à África. Acredita-se até que o Brasil tenha sido descoberto em terras potiguares. Contudo, passado o período pré-colonial em que o Brasil ficou praticamente abandonado, temendo a invasão dos corsários franceses e holandeses que circulavam pelo litoral nordestino, o então Rei da Espanha e Portugal Felipi II ordenou ao Capitão-Mor de Pernambuco - Mascarenhas Homem, que organizasse uma expedição para o Rio Grande. |
Atrás aparece a Ponte Newton Navarro ou Ponte de Todos - Natal-RN De um lado o Rio Potengi e do outro o manguezal |
A construção original deste monumento fora feita em taipa através do projeto do jesuíta Pe. Gaspar de Samperes, este trabalhara como Engenheiro na Espanha e em Flandres.
Em 25 de dezembro de 1597 na barra do Rio Grande (Potengi), começaram os trabalhos de entrincheiramento e abrigo, com varas cortadas do mangue próximo.
Com a união ibérica e o domínio espanhol, inclusive nas colônias portuguesas, acentuaram-se as hostilidades entre Espanha e Holanda, sentindo-se os comerciantes holandeses lesados em seus interesses pelo comércio açucareiro.
A conquista do Recife marcou o início do domínio holandês no Nordeste. Mediante a resistência paraibana, voltaram-se as atenções para o Rio Grande, com excelente posição estratégica para o tráfego da área fiscal além da forte produção pecuária. Entraram em terras potiguares por Cunhaú, passando pelo Mipibú, a maior aldeia indígena, chegando até próximo de Natal, observando e examinando a Fortaleza dos Reis Magos.
Na manhã de 08 de dezembro de 1633, onze navios desembarcam em Ponta Negra. Seguiram em marcha sem encontrar resistência, chegando a tarde em Natal uma tropa tomou conta da vila e outra seguiu em direção a Fortaleza que dispunha de apenas 85 homens enquanto o invasor trazia em torno de 800.
Naqueles tempos as dunas, agora mortas, eram bastantes elevadas, e sobre elas os holandeses sentaram suas baterias de ataques. A batalha durou 4 dias. Na manhã do dia 12 amanheceu hasteada a bandeira branca na Fortaleza.
A partir de 20 de dezembro de 1633 a Fortaleza passou a chamar-se Castelo Kasteel Keulen, homenagem ao Diretor da companhia holandesa, presente na conquista.
Tendo em seguida, com a retirada dos invasores, voltado ao comando português e a ser chamada de Fortaleza dos Reis Magos.
Dentro do Museu de pedra há representações de como eles viviam... |
MUITO BOM, PARABÉNS ,ADOREI!
ResponderExcluirObrigada, querida... Abraços.
Excluirlegal tem mais informacao
ResponderExcluir