PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

08 setembro 2011

Parque das Dunas Natal- RN

        O Parque das Dunas é a primeira Unidade de Conservação Ambiental implantada no RN.
        Criado em 1977, o Parque está situado em Natal e ocupa uma área de 1.172 ha, estabelecendo-se ao longo da Via Costeira. O Parque das Dunas é considerado hoje o segundo maior Parque Estadual Urbano do Brasil.

O Parque das Dunas é parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO e declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade.



        O Parque das Dunas é uma alternativa para aqueles que procuram um ambiente agradável para sair da monotonia, levar as crianças para correrem, brincarem, assistirem eventos culturais, além de ser ótima alternativa para as pessoas que gostam de praticar exercícios.




        É o segundo maior parque urbano do Brasil (superado apenas pela Floresta da Tijuca) e representa uma possibilidade ímpar para se conhecer um pouco da natureza da região.

       Através de suas trilhas ecológicas é possível descobrir a diversidade da flora a da fauna potiguar em um cenário paradisíaco e ainda queimar muitas calorias.


      Suas dunas são responsáveis pela proteção do lençol freático que abastece um quarto da cidade. A vegetação de suas dunas impede que as areias se movam com o vento e ameacem as áreas urbanizadas, além de amenizar o clima da cidade.


Existem três trilhas no Parque das Dunas, duas delas cortam o Parque no sentido oeste-leste, saindo do Bosque dos Namorados e chegando até um mirante na Via Costeira, a outra trilha que é destinada à crianças e adultos sedentários, passa por um curto trecho da mata e retorna ao Bosque. O visitante que participa das Trilhas tem a oportunidade, com a ajuda de guias especializados e do policial ambiental, de conhecer de perto toda a grandiosidade do ecossistema dunar, geologia, a fauna e a flora do Parque, além dos atributos importantes para a nossa qualidade de vida (água, ar, clima).


Casa mãe terra no Parque das Dunas - construída em taipa, tem como esqueleto estrutural o trançado de varas e cipós, e como carne, o barro. Ela nos faz lembrar do nosso compromisso com a teia da vida.
Escultor: Maurício Camargo    Taipeiro: José Carlos da Silva

Situado bem no meio do Bosque dos Namorados, o parque infantil contava com 20 brinquedos educativos que atende as crianças de diversas faixas etárias.

        Foram construídos caminhos pela área para pedestres, divididos entre a "trilha dos répteis" e a "trilha das aves", identificáveis pelos desenhos em mosaico ao longo de cada um.
Além dos brinquedos, existe também uma área com várias mesas para piquenique e uma área de jogos com mesas para damas e xadrez, um anfiteatro ao ar livre para eventos e um lago artificial.

"Criado através do Decreto Estadual nº 7.237 de 22 de novembro de 1977, o Parque das Dunas é parte integrante da reserva da biosfera da Mata Atlântica reconhecida pela UNESCO e declarada Patrimônio Ambiental da Humanidade".


        O Centro de Pesquisa é formado por pesquisadores e estagiários das áreas de ciências biológicas e possui dois laboratórios: um de botânica, composto por herbário, carpoteca e xiloteca, e um de zoologia, contendo exemplares de animais conservados em vidros com álcool e formol ou empalhados, viveiros com cobras e aranhas, além de informações sobre a biodiversidade do parque.
Próximo ao Centro de Pesquisa existe ainda a Unidade de Mostra de Vegetação Nativa das Dunas, que dispõe de canteiros com exemplares de orquídeas, bromélias, aráceas e cactáceas, entre outras, alem do Viveiro Parque das Dunas, com produção de mudas de árvores nativa para plantio no parque e doação a escolas.











Nenhum comentário:

Postar um comentário