PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

12 setembro 2011

Praia de Genipabu - Natal RN

        Jenipabu, mas mais conhecida como "Genipabu"...





        O Parque Turístico Ecológico Dunas de Genipabu (ou Jenipabu) se refere a uma praia, um grande complexo de dunas, uma lagoa e uma area de proteção ambiental (APA), localizada no município de Extremoz, a trinta quilômetros do centro de Natal, sendo um dos mais famosos cartões-postais do estado do Rio Grande do Norte.

        As dunas de Genipabu são móveis. A ação do vento que é muito intensa no litoral do Rio Grande do Norte, move a areia de um ponto a outro, o que torna a paisagem sempre uma novidade, mas oferece algum risco ao trânsito daqueles que não conhecem bem a região.

         Na primeira vez que estivemos em Genipabu suas dunas  ainda eram enormes, mas nas outras vezes,  percebemos como as dunas haviam mudado por causa dos bugues que desciam com os turistas em direção ao mar. Hoje esse tipo de atividade não é mais permitido por causa dos prejuízos que causavam as grandes dunas.



        Genipabu é famosa internacionalmente por sua beleza e exuberância naturais e pelos passeios de bugue e de dromedários. As águas da praia de Genipabu são mornas, calmas e limpíssimas, proporcionando um excelente banho de mar. 
De cima das Dunas... D+!
É lindo D+...
           Pode-se também passear de jangada e de jet-ski. De bugue pode-se também conhecer a lagoa, com atrações como banho em água doce, pedalinhos, caiaques, o "esquibunda" e o "aerobunda".



Pela  segunda vez em Genipabu...


Pela terceira vez...



        Genipabu tornou-se celebre ao ser marcada por uma frase que os bugueiros fazem a todos os turistas, referindo-se a velocidade e manobras radicais com que estes devem pilotar seus buggies para fazer o percurso pela dunas móveis e fixas.



        As dunas de Jenipabu já foram tema de inúmeras reportagens de veículos de mídia impressa e TVs nacionais e estrangeiras. Também já “estrelaram” programas de apresentadores famosos, como Ana Maria Braga e Xuxa, além de novelas de grande sucesso. 

       Em “Tieta” (1990), por exemplo, a personagem-título de Beth Faria se despediu de seu vilarejo, Mangue Seco, numa cena rodada na praia do Rio Grande do Norte . Outro capítulo famoso, o último da novela O Clone (2001), teve cenas gravadas nas dunas, que na ocasião representaram o deserto árabe, palco do amor entre os personagens de Giovanna Antonelli e Murilo Benício.
    
  
        Também nas dunas do Rio Grande do Norte foram gravadas as cenas da minissérie da Record, “Sansão e Dalila.





      
       Por falar no mundo árabe, outra famosa atração de Jenipabu são os dromedários, animal típico do Oriente Médio, parente do camelo, com a diferença de que tem apenas uma corcova. O turista pode passear pelas dunas e sentir-se em pleno deserto do Saara, montado num dos dez animais do plantel local, que começou com dromedários importados da Espanha e agora já tem animais autenticamente potiguares.

Passeio de Buggy pelas Dunas...