Saímos de um lado do Brasil para morar no outro...
Sair do Rio Grande do Sul levando a cuia, a erva-mate do chimarrão e muitas expectativas na bagagem rendeu-nos uma miscelânea de aprendizagens e experiências.
Família formada por Mineiro e gaúchos e dirigindo-se para o Rio Grande do Norte para viver entre potiguares...
Já nos considerávamos, família multicultural.
Agora veremos o que assimilaremos e que tipo de brasileiros seremos após nossas novas experiências...
Aprendemos a ver à História estudada nos livros didáticos, agora vivenciada em muitas oportunidades, lugares e momentos do nosso dia à dia, na prática...
Entendemos que, aprender a diferenciar a forma ensinada nas escolas sulenses e nos livros didáticos sobre como é a vida no Estado do Rio Grande do Norte ou na Região Nordeste do País nos
fez descobrir que infelizmente o jeito que o povo gaúcho e sulense imagina ser o Norte e Nordeste do País é uma forma errônea de pensar...
Pois lá não há só pobreza...
Nem tão pouco somente seca.
Para nossos filhos, experiência inusitada, mas instigadora...
Única !!!
Que na paixão dos pais pela história descobriram nos lugares visitados, nas histórias contadas e relembradas, nos objetos mostrados, as oportunidades de conhecer o até ali desconhecido, começando a reconhecer as diferenças culturais, as diferentes crenças, os valores, a maneira de convívio e de análise de mundo, etc.
Nesta primeira exposição, relembrarei a importancia da História vivenciada diariamente, após 8 anos morando no meio de potiguares no Rio Grande do Norte.
Entre belezas naturais exuberantes, indecifráveis, muito sol, muita praia, muita duna e muita àgua de coco... Distantes das geadas, dos pampas, dos cinamomos, do verde incomparável do sul e muitas vezes neve.
Nas viagens realizadas para partes do Rio Grande do Norte, Ceará, Pernambuco, Paraíba, Alagoas,Sergipe, Bahia, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e querido Rio Grande do Sul.
Passando pelas diversas paisagens e vegetações e analisando caatingas, picos, serras, colinas, áreas litorâneas, montanhescas, araucárias, mangues, etc... Aprendemos vendo, cada uma com suas inúmeras características bastante específicas e que aos poucos irão sendo escritas e relatadas por mim, neste blog, como experiências de aprendizes da história geográfica, sociológica e cultural de nosso tão grande País.
Riquíssimo em MULTICULTURALISMO...
Nenhum comentário:
Postar um comentário