PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

19 dezembro 2009

PRAÇA DO CORETO DE JARAGUÁ: o coração de Maceió



       Na Avenida da Paz, fica situada a praça do coreto do bairro de Jaraguá, que tem para a sociedade e para a história da cidade grande importância. É um dos principais ícones que remete ao tempo dos encontros em praças, da boemia, da música ao vivo, cantada sem microfone, sem tecnologia, apenas voz ou vozes de coral e instrumentos. 


    O coreto de Jaraguá fica bem em frente ao Memorial à República.


         Caracteriza-se por seu belo monóptero circular, rosa, de onde pode-se ter uma linda visão do oceano atlântico. Quando próximo ao pôr do sol, transmito um clima nostálgico e romântico. 



         Nos anos passados, foi considerado o auge e o point dos moradores alagoanos, aonde aconchegavam-se moradores, intelectuais, artistas, namorados, etc.

       Vários pontos turísticos do Jaraguá, museus, fundações, praças  são muito propícios a serem visitados por se localizarem próximos ao coreto.



      Foi inaugurado em 1927 pelo prefeito da época, Jayme de Altavilla. Atualmente é cuidado e conservado...  Em 2006, passou por um processo de revitalização sob a coordenação da Fundação Cultural.






ALAGOAS - Praias de Ponta Verde


         Ponta Verde recebeu esse nome porque antigamente essa ponta de terra que avança mar adentro era coberta de coqueiros. Sua urbanização começou há menos de 30 anos, e os sítios e chácaras que predominavam na região foi dando espaço a avenidas e edifícios residenciais. Hoje, esse bairro banhado por uma belíssima praia, possui uma excelente estrutura de hotéis, restaurantes, lojas de grife e os apartamentos mais elegantes de Maceió.  
  
       Considerada um dos cartões postais de Maceió, a praia de Ponta Verde era conhecida antigamente como a Praia das Acanhadas por que era procurada pelas tímidas jovens da sociedade que queriam se banhar sem serem vistas e a Ponta Verde era cheia de imensos coqueiros. 
           
          
      O nome atual foi herdado do Sítio Ponta Verde, que ficou conhecido em todo o Brasil por causa de um coqueiro de aparência inusitada - parecido com um pescoço de uma ema – o até hoje famoso "Gogó da Ema".
          Na praça Gogó da Ema há um monumento histórico representando esse coqueiro que é um símbolo de Alagoas... Click no link e conheça mais sobre o Memorial e a história desse coqueiro tão inusitado chamado de Gocó da Ema.

 http://historiaediversidadecultural.blogspot.com.br/2013/01/alagoas-praca-gogo-da-ema-na-praia-de.html.




           Hoje a Ponta Verde é um dos bairros mais movimentados e de melhor infra-estrutura de Maceió, caracterizado por reunir os melhores restaurantes e hotéis do litoral alagoano, além dos edifícios mais luxuosos da orla. Pronta para receber os turistas vindos de todas as partes do mundo!

     




































Outra característica de Maceió, é a presença marcante dos coqueirais dando ainda mais beleza à orla.

.