PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

23 abril 2020

AMOR PELA TRADIÇÃO - Minhas prediletas apresentações do ENART.


      O ENART é um evento de grande importância para o estado do Rio Grande do Sul que cultiva as tradições através das gerações. Segundo a UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura – o Enart, o encontro de Arte e Tradição é considerado o maior festival de arte amadora da América Latina.

   A primeira edição do foi no ano de 1986 com o nome de FEGART na cidade de Farroupilha. Depois de ser realizado durante anos na Serra Gaúcha o evento passou a ser realizado na cidade de Santa Cruz do Sul e desde 1997 não mudou mais sua sede de realizações. O nome mudou para ENART e permanece até hoje se consolidando no meio tradicionalista gaúcho.

    O ENART está na sua vigésima oitava edição. Tudo começou com uma gran
 de competição entre os ctgs para que as pessoas que frequentavam as aulas de alfabetização do Mobral, tivessem um incentivo e estímulo no aprendizado. Mas ao longo dos anos, surgiram algumas mudanças significativas. Aumentou o número de categorias concorrentes e que abrangem diferentes aspectos da cultura gaúcha.

O evento é realizado em três etapas anuais que são: as regionais, as inter-regionais e a final. Participam do evento competidores de todo o estado do Rio Grande do Sul, que atraem espectadores de todo mundo para conhecer e apreciar as tradições do povo gaúcho.

 Tradição Brasil
Entre muitas apresentações, vou colocar algumas das que mais gostei. Perdoem-me, por não descrever cada uma, nomeando cada CTG, prendas e peões. Mas pelo nome do CTG que aparecerá no vídeo e ano, se for de interesse, basta procurar no you tube. 









































Nenhum comentário:

Postar um comentário