PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

26 outubro 2011

RN - O maior Cajueiro do mundo...

          Encontra-se localizado no Rio Grande do Norte na Praia de Pirangi do Norte litoral Sul de Natal  ...



 
Reportagem do Maior Cajueiro do mundo Exibida na Rede Record.


Théya e Lié na entrada...


        Consagrado como ponto obrigatório de visitação turística de Natal Rio Grande do Norte, a maior árvore frutífera do planeta, se localiza a 12km da Capital na Praia de Pirangi do Norte no Muncipio de Parnamirim. Confira mais esta reportagem da Serie Especial Nordeste na reportagem de José Nildo, Tv Integração Alto Araguaia Mt.


             Crescimento da árvore
      O crescimento da árvore é explicado pela conjunção de duas anomalias  genéticas.  Primeiro, em vez de crescer para cima, os galhos da árvore crescem para os lados; com o tempo, por causa do próprio peso, os galhos tendem a se curvar para baixo, até alcançar o solo. 

       Observa-se, então, a segunda anomalia: ao tocar o solo, os galhos começam a criar raízes, e daí passam a crescer novamente, como se fossem troncos de uma outra árvore. 

       A repetição desse processo causa a impressão de que existem vários cajueiros, mas na realidade trata-se de dois cajueiros. O maior, que sofre da mencionada anomalia, cobre aproximadamente 95% da área do parque; existe também um outro cajueiro, plantado alguns poucos anos antes, que não sofre da anomalia.





        O tronco principal divide-se em cinco galhos; quatro desses galhos sofreram a alteração genética, e criaram raízes e troncos que deram origem ao gigantismo da árvore. Apenas um dos galhos teve comportamento normal, e parou de crescer após alcançar o solo; os habitantes do local apelidaram esse galho de "Salário Mínimo". As raízes do cajueiro podem chegar a 10m de profundidade.






Vista panorâmica do Cajueiro...

Ao fundo a praia de Pirangi do Norte com suas belezas
 Questão polêmica, a  poda do cajueiro divide a opinião da população.
Há os que são a favor, com o principal argumento de que com a poda realizada, o transito da Rota do Sol (um dos acessos ao litoral sul) iria fluir melhor, já que o cajueiro está invadindo a pista e criando congestionamento de transito em horários de pico. Além disso, moradores que tem suas casas próximas ao cajueiro temem que a árvore avance em direção às residências. 


    Há também os que são contra, pois defendem que se a poda for realizada, o cajueiro poderá ter comportamento inesperado e morrer, causando prejuízos a natureza e ao turismo do estado.

      
Reportagem do Maior Cajueiro do mundo exibida na Rede Record.

     Movimento 1º Abraço no Maior Cajueiro do Mundo, contra o Aquecimento Global.


A Ong Baobá em parceria com empresas, órgãos governamentais e
movimentos sociais estará realizando o “1º Abraço no Maior Cajueiro do Mundo,
contra o Aquecimento Global”.
        Projeto de Educação Ambiental - 2011, em comemoração ao Ano Internacional das Florestas com a intenção de promover uma reflexão sobre as emissões gasosas veiculares, industriais e desflorestamento das nossas florestas.
NOTÍCIA CURIOSA DE UM JORNAL LOCAL SOBRE O FUTURO DO MAIOR CAJUEIRO DO MUNDO...
Projeto prevê desvio em Pirangi
Publicação: 17/01/2009 09:16 Atualização:



     Que existe um cajueiro no meio do caminho da rodovia estadual 063, em Pirangi, isso ninguém duvida. Nessa época de veraneio, quando turistas e veranistas enchem aquela praia do litoral sul, o trânsito fica muito lento e engarrafado, nas duas vias, que já estão apenas com uma mão por conta dos galhos que invadem a pista. Porém, ninguém duvida também que, em se tratando do maior Cajueiro do Mundo, com mais de 100 anos, 8,5 mil metros quadrados de extensão e atração turística mundial, quem tem de sair não é sua exuberância e sim, o caminho.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário