18 dezembro 2009

ALAGOAS - Praia do Francês


Colada em Maceió, esta a cidade de Marechal Deodoro, onde está a incrível Praia do Francês! De acordo com historiadores, ela recebeu este nome pois era frenquentada pelos contrabandistas franceses de pau-brasil no período colonial...       
      Para chegar a praia do Francês, o ponto principal de entrada é o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Aeroporto Internacional da Cidade de Maceió). Ele está localizado há cerca de 15 minutos do centro da cidade. 

     
     Na época da colonização a região da Praia do Francês foi habitada por índios Caetés, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras.
     No passado, franceses desembarcavam no local para contrabandear pau-brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial. Daquela época, ficou o nome. Inicialmente o local foi chamado de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês.

       Existiram alguns conflitos entre índios e invasores, entre franceses, holandeses e portugueses em disputas por bens e territórios.             
       Atualmente, a Praia do Francês é uma das mais procuradas e movimentadas de todo o litoral nordestino. O intenso movimento possibilitou que a praia se tornasse um distrito.
       Situada entre o mar e a Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas, com 34 km de extensão, diversas ilhas e canais, além de um imenso manguezal, Praia do Francês fica a apenas 20 km de distância de Maceió, capital do estado.
           Geralmente é um clima tropical durante todo o ano, com temperatura média de 30ºC.

             Além de todos os seus atrativos naturais, a Praia do Francês está localizada próxima à cidade de Marechal Deodoro, uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Nessa antiga capital de Alagoas, nasceu Deodoro da Fonseca, o chefe militar que, em 1889, liderou o golpe que proclamou a república e destronou o imperador, tornando-se o primeiro presidente do Brasil.

    Turistas de toda Alagoas e de outros estados do Brasil visitam a praia, além dos turistas de fora do país.

 


 
 
 
            Vale muito a pena, conhecer o centro histórico de Marechal, que é tombado como patrimônio da humanidade. 
          Farei uma postagem só sobre ele... Procure!   


        A praia do Francês é local de desova de tartarugas marinhas. Se você encontrar um ninho, preserve, não tire os ovos ou mudeo-os de lugar. Se possível avise ao Projeto Tamar:

Nenhum comentário:

Postar um comentário