08 janeiro 2013

ALAGOAS - Estudando sobre Engenhos de açucar e cultura açucareira...

   Cana-de-Açúcar: história e cultura de um ciclo que não acaba nunca...

      
       Editado a partir da série "500 ANOS O BRASIL", TV Escola.
       "O ciclo da cana-de-açúcar, a primeira grande riqueza agrícola do Brasil, teve início quando foi simultaneamente introduzida nas suas três capitanias: Pernambuco, Bahia e São Paulo. "
      "O ciclo da cana-de-açúcar representou um dos momentos de maior desenvolvimento econômico do Brasil Colônia. Foi, durante muito tempo a base da economia colonial. O senhor de engenho era um fazendeiro proprietário da unidade de produção de açúcar. Utilizava a mão-de-obra escrava indígena e/ou africana e tinha como objetivo principal a venda do açúcar para o mercado europeu. Além do açúcar destacou-se também a produção de tabaco e algodão.
     As plantações ocorriam no sistema de plantation, ou seja, eram grandes fazendas produtoras de um único produto, utilizando mão-de-obra escrava e visando o comércio exterior."




JOGO EDUCATIVO:


   Em Engenho de açúcar o aluno torna-se um Senhor de Engenho, e coordena a produção de um engenho de açúcar do século XVII.

   Neste jogo, o aluno controla todas as etapas da produção, desde o corte da cana, passando pela moagem, e cozimento, até a purga e a venda do açúcar.

   Utilizar Engenho de açúcar significa levar para a sala de aula a experimentação, a verificação de hipóteses e a busca por soluções no ensino de História.

 Além disso, permite que o aluno compreenda o impacto de suas decisões... 

Nenhum comentário:

Postar um comentário