PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

23 fevereiro 2012

RN- Praia de Grossos

       
          A denominação Grossos, originou-se de uma ilha coberta de um capim muito grosso, conhecida por Ilha dos Capins Grossos.
          A área localizada à margem esquerda do rio Mossoró já figurava em mapas nos séculos XVI e XVII. 
       Por volta de 1760, o Sargento-Mor Antônio de Souza Machado estabeleceu-se na localidade e implantou fazendas de criação de gado em sociedade com seu cunhado José Alves de Oliveira. A parceria entre os dois fez surgir as oficinas de carne de charque, as primeiras da região, que produziam e comercializavam para o Sul do país.


        O território de Grossos foi intensamente disputado, em demorado conflito judicial, pelos Estados do Rio Grande do Norte e do Ceará. Sua área era reivindicada pelo Ceará que chegou a transformá-la em vila. Começava então uma longa batalha com o Rio Grande do Norte lutando pela localidade. 
 
 


          Com a brilhante defesa do jurista e Senador da República Rui Barbosa, o Rio Grande do Norte venceu a questão em 17 de julho de 1920, assumindo definitivamente os direitos sobre o território de Grossos.

           No dia 11 de dezembro de 1953, através da Lei nº 1.025, Grossos desmembrou-se de Areia Branca tornando-se município do Rio Grande do Norte.

RN - Praia de Tibaú

           Tibau – Vem do idioma tupi: TI-PAUM, que traduzido significa: “entre dois rios” que no caso: os rios Mossoró e Jaguaribe.

Paisagens exóticas, Tibau cresce em especial no Turismo de Sol e Mar.
 
         Tibau está situada no Litoral Oeste do Rio Grande do Norte, é o ultimo Município do Rio Grande do Norte e faz fronteira com o Estado do Ceará. 

A cidade possui lindas praias, dentre as quais estão classificadas como as mais encantadoras do Rio Grande do Norte.
 
 
 
 
 
 
 
         Conhecida como a terra das areias coloridas, das mulheres rendeiras, artesãs do labirinto e das bonecas feito com buzius da praia. 
              Frequentemente visitada pelos praticantes do esporte Kite Surf e Surf, as praias de Tibau oferece ótimas condições para práticas esportivas.
        À 380 quilômetros de Natal, com aproximadamente 3.850 habitantes, com área territorial de 162 km².

CEARÁ - Parque Eólico de Canoa Quebrada

        Desde a antiguidade este tipo de energia é utilizado pelo homem, principalmente nas embarcações e moinhos.
Atualmente, a eólica é considerada uma importante fonte de energia por se tratar de uma fonte limpa, que não gera poluição e não agride o meio ambiente.
       Grandes turbinas (aero geradores) em formato de cata-vento, se colocam em locais abertos e com boa quantidade de vento. 

 
         O potencial de energia eólica do Ceará é um dos maiores do Brasil em virtude do grande favorecimento dos ventos.
       Em países como o Brasil, que possuem uma grande malha hidrográfica, a energia eólica pode se tornar importante no futuro, porque ela não consome água, que é um bem cada vez mais escasso e que também vai ficar cada vez mais controlado.