É uma das cidades mais belas e agitadas do nordeste brasileiro. Além de sol o ano inteiro, Fortaleza abriga 25 km de belas praias, uma agenda cultural diversificada, uma culinária saborosa e um rico artesanato.
Homenagem de um cearence apaixonado por sua terra...
Fortaleza oferece tudo isso em meio à uma arquitetura que mescla história, modernidade e natureza.
A cidade é o ponto de partida para quem busca as belezas naturais do litoral cearense, como as dunas e falésias, e os famosos passeios de jangada.
Praia do Futuro - a mais badalada de Fortaleza, tem cerca de 07 km de extensão com águas claras, dunas e um corredor de barracas que fazem a festa de moradores e visitantes, com frutos do mar e bebidas típicas.
Matriz Metropolitana... Imenso mausoléu luxuoso...
![]() |
A arquitetura e os vitrais são belíssimos.
|
Funcionando como importante espaço de programação cultural, o Centro do Dragão do Mar de Arte e Cultura abriga o Memorial da Cultura Cearense, o Museu da Arte Contemporânea e o Planetário Rubens de Azevedo, além de cinemas e teatros.
![]() |
No final da passarela tem uma obra de arte que traz a impressão
a quem olha de continuidade...
|
Afora tudo, no Centro Cultural Dragão do Mar há um complexo de antigos galpões e armazéns foi recuperado para o funcionamento de bares e restaurantes ao largo do Centro com infinitas opções de gastronomia e shows musicais durante a noite.
No Dragão do mar partilhamos de três exposições culturais, onde uma delas foi a do " Vaqueiro"... Linda exposição demonstrando muito da cultura do sertão nordestino.
![]() |
| Exposição "Vaqueiro" |
Exposição lúdica, de caráter didático, percorre o universo do vaqueiro a partir da ocupação do território cearense pela pecuária até a atualidade. Utiliza cenografia, imagens e objetos ligados ao cotidiano do vaqueiro.
A Praça Verde Historiador Raimundo Girão é um dos espaços mais amplos e belos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura. Com capacidade para acomodar 4,5 mil pessoas, o espaço recebe shows de grande porte e eventos infantis que atraem milhares de crianças e pais.
O Museu de Arte Contemporânea do Dragão do Mar (MAC Dragão do Mar) fomenta e divulga a arte contemporânea por meio de exposições, visitas guiadas, cursos e debates. Projetos como Arte em Crivo, Sala Experimental, Painel Giratório, Americanidade e Jornada de Criação fazem do espaço referência no acesso democrático aos bens culturais, além de atrair as mais recentes propostas da arte contemporânea mundial ao Ceará. As atividades propõem mecanismos e políticas educacionais que ampliam a compreensão do público acerca deste universo tão emblemático. O espectador tem a oportunidade de visualizar e debater sobre vários recortes da produção de várias partes do mundo.
O Planetário Rubens de Azevedo fortalece as atividades turístico-educacionais do Ceará...
Localizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza, o Planetário Rubens de Azevedo está entre os mais modernos do País.
Com capacidade para 80 pessoas, o Planetário permite uma fantástica visão dos astros com imagens com qualidade digital. Conta com a avançada tecnologia Zeiss, equipamento de fabricação alemã que reproduz o céu com excelente fidelidade e simula fenômenos astronômicos.
Com poltronas distribuídas em círculo, o Planetário reserva momentos de pura emoção, além de abrir portas para o mundo da informação, ciência e arte e cultura, fortalecendo as atividades turístico-educacionais do Estado.
![]() |
Casarões de antiga arquitetura histórica do Ceará...
|
Martim Moreno é também o herói da obra de Alencar, e Iracema, a virgem dos lábios de mel e cabelos negros como a asa da graúna, é sua esposa. Para muitos, ao narrar a saga do casal, Alencar procurou retratar a formação da cultura cearense, pela união das culturas branca e indígena; o filho do casal, Moacir, fruto da miscigenação, seria a gênese do povo do Ceará; na obra, Iracema morre, e o lugar em que é enterrada, sob um coqueiro e à margem de um rio, passa a chamar-se Ceará.
![]() |
| Praia de Iracema |
Praia de Iracema - Iracema, a Virgem dos Lábios de Mel, foi imortalizada no romance de mesmo nome, obra mais conhecida do mais famoso escritor de Fortaleza, José de Alencar.
Iracema é ficção de Alencar ou foi de fato personagem histórica? Um pouco de ambos. Os livros de História registram que o Português Martim Soares Moreno foi um dos grandes heróis na guerra contra os invasores holandeses, na primeira metade do século 17; é também sabido que Martim Moreno, ao tomar contato com a cultura indígena, optou por viver entre os índios.

































Parabéns pelo lindo blog!
ResponderExcluir