Durante a viagem, tivemos o privilégio de conhecer e mostrar aos nossos filhos os Engenhos de Rapaduras que estendem-se pela rodovia a uns 35 quilômetros da capital do Ceará- Fortaleza.
É a Rota dos Engenhos de Rapaduras... São engenhos que parecem esquecidos ou que não demonstram querer mostrarem-se. São caseiros e artesanais.
Antigamente a rapadura era o produto sólido originado da raspagem das camadas de açúcar que ficavam grudadas nos tachos de fabricação do produto. A rapadura é fabricada a partir da fervura do caldo de cana, e em seguida, é moldada e seca.
Quem sai de Fortaleza em direção ao litoral se depara com um atrativo que não pode ficar fora do roteiro. No meio do percurso, os engenhos de cana-açúcar em Pindoretama são parada obrigatória para todos. A fabricação artesanal da rapadura chama a atenção de quem passa pelo local e o aroma adocicado convida à degustação dessa receita tipicamente cearense.
Sua fabricação iniciou-se no século XVI nas Ilhas Canárias, território espanhol. No mesmo século, teve início a produção no Brasil, nos primeiros engenhos de cana-de-açúcar, servindo de alimento para os escravos. Pela praticidade de transporte e sabor agradável, tornou-se parte da dieta alimentar do sertanejo.
Valor nutritivo








Nenhum comentário:
Postar um comentário