PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

06 setembro 2011

Forte dos Reis Magos em Natal- RN

        
        É muito legal ter a oportunidade de passear por lugares históricos que tão marcantemente influenciaram momentos de formação histórica e cultural de nosso País... Com suas paredes de pedras centenárias e cheias de histórias o passeio pelo Forte é muito significativo quando se entende o momento vivido na história e o que isso significa para o povo daquele determinado lugar.


        Sua construção teve início no dia 06 de janeiro de 1598, dia de Santos Reis, sob o comando de Manuel Mascarenhas Homem.




Parte interna da Fortaleza
  
       O Estado do Rio grande do Norte encontra-se historicamente inserido no processo de colonização brasileira devido à sua localização geográfica, na esquina do continente sul-americano, ponto mais próximo à África. Acredita-se até que o Brasil tenha sido descoberto em terras potiguares.

    Contudo, passado o período pré-colonial em que o Brasil ficou praticamente abandonado, temendo a invasão dos corsários franceses e holandeses que circulavam pelo litoral nordestino, o então Rei da Espanha e Portugal Felipi II ordenou ao Capitão-Mor de Pernambuco - Mascarenhas Homem, que organizasse uma expedição para o Rio Grande.

       Mascarenhas Homem, Capitão-Mor de Pernambuco, chegou à então Capitania do Rio Grande, em 25 de dezembro de 1597, com uma armada composta de 14 navios e 400 homens, para que fosse efetivado um processo de retomada do território, o qual encontrava-se em poder dos franceses.

Para se chegar no Forte percorre-se um caminho
 de pedras entre o Rio Potengi e o mangue
 
  No Dia dos Reis Magos, 06 de janeiro de 1598, deu-se início a construção de um forte, na praia, em pau-a-pique, barreados com lama do mangue. Arvorou-se a cruz sob as salvas da artilharia, hasteou-se a bandeira com as armas reais, e um sacerdote presente deu a benção. Daí a origem do nome, Fortaleza dos Reis Magos cuja planta de autoria do Frei Gaspar de Samperes, continha as características das construções coloniais portuguesas.    
   Com a conclusão da Fortaleza, em 24 de junho de 1598, o Rei D. Felipe II da Espanha encumbiu Mascarenhas Homem de fundar uma cidade, desta maneira, a Capitania do Rio Grande seria povoada facilitando a completa expulsão dos franceses.
      A cidade assim fundada, em 25 de dezembro de 1599, recebeu as denominações de Cidade dos Reis, de Santiago, do Rio Grande, até que definitivamente passou a ser chamada de Cidade do Natal.

Atrás aparece a Ponte  Newton Navarro ou Ponte de Todos - Natal-RN
De um lado o Rio Potengi e do outro o manguezal
 
                   
      A construção original deste monumento fora feita em taipa através do projeto do jesuíta Pe. Gaspar de Samperes, este trabalhara como Engenheiro na Espanha e em Flandres.
  
        Em 25 de dezembro de 1597 na barra do Rio Grande (Potengi), começaram os trabalhos de entrincheiramento e abrigo, com varas cortadas do mangue próximo.


 A Ocupação Holandesa

            Com a união ibérica e o domínio espanhol, inclusive nas colônias portuguesas, acentuaram-se as hostilidades entre Espanha e Holanda, sentindo-se os comerciantes holandeses lesados em seus interesses pelo comércio açucareiro.

           A conquista do Recife marcou o início do domínio holandês no Nordeste. Mediante a resistência paraibana, voltaram-se as atenções para o Rio Grande, com excelente posição estratégica para o tráfego da área fiscal além da forte produção pecuária. Entraram em terras potiguares por Cunhaú, passando pelo Mipibú, a maior aldeia indígena, chegando até próximo de Natal, observando e examinando a Fortaleza dos Reis Magos.

            Na manhã de 08 de dezembro de 1633, onze navios desembarcam em Ponta Negra. Seguiram em marcha sem encontrar resistência, chegando a tarde em Natal uma tropa tomou conta da vila e outra seguiu em direção a Fortaleza que dispunha de apenas 85 homens enquanto o invasor trazia em torno de 800.

Visita feita ao museu que existe dentro da Fortaleza dos Reis Magos
onde consta toda a história.
        A artilharia da Fortaleza tentou em vão impedir o acesso à barra. Sem perder tempo os holandeses iniciaram os preparativos bélicos: transporte de peças, abertura de trincheiras, aproximação com os nativos...


        Naqueles tempos as dunas, agora mortas, eram bastantes elevadas, e sobre elas os holandeses sentaram suas baterias de ataques. A batalha durou 4 dias. Na manhã do dia 12 amanheceu hasteada a bandeira branca na Fortaleza.


        A partir de 20 de dezembro de 1633  a Fortaleza passou a chamar-se Castelo Kasteel Keulen, homenagem ao Diretor da companhia holandesa, presente na conquista.
           Tendo em seguida, com a retirada dos invasores, voltado ao comando português e a ser chamada de Fortaleza dos Reis Magos.
     Foi tombada a nível federal, em 13 maio de 1949, pelo Patrimônio Histórico Nacional. Funciona como um dos mais importantes museus da Cidade.
Dentro do Museu de pedra há representações de como eles viviam...