24 maio 2009

Rio Grande do Norte - PRAIA DA BARREIRA DO INFERNO / Centro de lançamento de foguetes da Barreira do Inferno



         O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. 
               Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do estado brasileiro do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.

           O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixo índice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.

         O centro é aberto a visitação da população e turistas, porém deve-se fazer um agendamento. Em março de 2011, a então presidenta Dilma Rousseff passou o carnaval no hotel de trânsito da base, permanecendo isolada, aproveitando a segurança das instalações.

          A faixa de praia da base, por estar protegida do acesso do público externo, tornou-se uma importante área de reprodução de tartarugas marinhas, sob a supervisão do Projeto Tamar.
Entrada da Base na Barreira do Inferno
       O Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI), conhecido simplesmente como Barreira do Inferno, é uma base da Força Aérea Brasileira para lançamentos de  foguetes. 

      Fundada em 1965, se tornou a primeira base aérea de foguetes da América do Sul. Está localizada na Rota do Sol, no município de Parnamirim, a 12 km de Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte. Nela se concentram operações de lançamento de foguetes de pequeno e de médio porte.

     O local foi escolhido pois é próximo do equador magnético; aproveitava o suporte logístico já existente; a região apresenta baixíníndice pluviométrico; grande área de impacto representado pelo oceano e condições de ventos predominantemente favoráveis.
    
Réplica de um foguete Sonda na Barreira do Inferno.
LANÇAMENTOS:
     O Nike Apache, foi o primeiro foguete a ser lançado desta base. Ocorreu em dezembro de 1965 e era um foguete de sondagem de fabricação dos Estados Unidos.


     Nesta base já foram lançados mais de 400 foguetes, desde os pequenos foguetes de sondagem meteorológica do tipo Loki, até veículos de alta performance da classe Castor-Lance, de quatro estágios.

Atrás são feitos os lançamentos de foguetes...
Praia isolada utilizada pela Base Aérea...
        A faixa de praia da base, por estar protegida do acesso do público externo, tornou-se uma importante área de reprodução de tartarugas marinhas, sob a supervisão do Projeto Tamar.


         O local da base é vizinho ao campo dunar do bairro de Ponta Negra, região denominada "Barreira do Inferno" por pescadores porque, ao entardecer, os reflexos do sol tornam as falésias do local vermelhas como fogo.


  http://g1.globo.com/politica/noticia/2011/03/dilma-participa-de-soltura-de-tartarugas-no-rn.html

 Operação Brasil /Alemanha culmina com lançamento de VS-30

      Como parte da comemoração dos 40 anos do acordo tecnológico internacional entre o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e o Centro Espacial da Alemanha (DLR), ocorreu, no dia 2 de dezembro de 2011, às 19:00h local, em Natal, o lançamento do foguete de sondagem VS-30 V08.

      O principal objetivo desta operação foi lançar e rastrear esse foguete de sondagem que transportou uma carga útil científica portando experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

     Para o rastreamento do foguete, utilizou-se, além do radar Adour e Estação de Telemetria do CLBI, a Estação de Telemedidas Móvel, operada por equipe do IAE e do DLR, e a Estação de Telemetria do CLA (Alcântara - MA) como estação remota. Todos os dados foram recebidos de forma clara e serão disponibilizados para o INPE e a UFRN.

     O VS-30 é um veículo mono-estágio que utiliza propelente sólido, tendo, neste voo, 7,7 m de comprimento (dos quais 3,7 m de carga útil) e uma massa total da ordem de 1.500 kg.







      Ao completar 46 anos de existência, o Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) inaugura o seu Centro de Cultura Espacial e Informações Turísticas (CCEIT), que reúne o acervo histórico-cultural do primeiro centro de lançamento de foguetes da América Latina.


       Vídeo histórico de uma operação de lançamento de um foguete canadense Black Brand TC de uma séria de quatro que ocorreu no Centro de Lançamento da Barreira do Inferno (CLBI) em 1972.

       A reportagem foi produzida pela Agência Nacional para a série "Brasil Hoje" edição de nº 24 e hoje faz parte do Arquivo Nacional. O vídeo foi editado para só conter a reportagem sobre a operação no CLBI.




Nenhum comentário:

Postar um comentário