05 setembro 2011

Centro de Turísmo - Natal RN

 
O prédio tem uma arquitetura neoclássico e suas celas hoje são lojas de artesanato...
Localizado no alto de uma duna no bairro de Petrópolis, de onde se tem uma bela vista do mar e do rio Potengi.
        O Centro de Turismo em Natal- RN um antigo prédio  onde localizava-se a Cadeia Pública de Natal anteriormente que foi restaurado e transformado nesse Centro de Turismo. Atualmente, serve como instalações para o Centro Comercial de Artesanato e Galeria de Arte e diariamente, ele está aberto ao público no horário de 8h às 19h.

        Entre os produtos que compõem o universo do artesanato potiguar estão os bordados, assim como as bijuterias, as camisetas com fotos de praias do Rio Grande do Norte, guloseimas regionais, com destaque para as castanhas de caju, doces de frutas e até mesmo pastéis de frutos do mar e tapiocas.


Lindo estilo neoclássico, curiosamente eram detalhes feitos para uma cadeia pública da época.


 

 


No Restaurante Marenosso, além de pratos regionais como a carne-de-sol com queijo,
são feitos os mais famosos bolinhos de macaxeira recheados com carne-de-sol,
queijo coalho e camarão. Uma delííííciiiiiaaaaa...
 
Passeando pelo pátio interno do Centro.





O Centro de Turismo de Natal é um espaço que comercializa em 38 lojas do artesanato potiguar
 e lembranças da cidade, como camisetas, garrafas de areia colorida,
além de abrigar no seu interior uma galeria de arte, restaurante e lanchonete.



Maridinho e Maria Bonita...kkkkk


Os turistas que gostam se divertem dançando ou aprendendo a dançar o forró com bailarinos e bailarinas.
No final, tem dança de quadrilha junina.


Euzinha com o Lampião... kkkkkk.




Centro de Turismo em Natal (RN) se transforma no território livre do folclore

        Em 2010, durante a semana do folclore, o Centro de Turismo de Natal (antiga detenção) se transformou no território livre do folclore popular.
        Isso porque recebeu exposições de pintura Naif, escultura popular, xilogravura e cordel, além de apresentações de artistas  e danças populares.

       A decoração do Centro foi uma atração a parte.  Com coleção de bonecos João Redondo do acervo pessoal do professor Antônio Marques. No pátio eram expostos cordéis da Casa do Cordel, sob a coordenação de Abaeté e as xilogravuras de Erick Lima, xilógrafo que vem se destacando na produção do estado.
       No primeiro andar do Centro, na Galeria de Arte Antiga e Contemporânea, foram expostas obras dos mestres da arte ingênua e da escultura popular. Nas artes plásticas, a homenagem foi a Edilson Araújo, artista nascido em Ouro Branco, no interior do estado, mas que atua em São Paulo, onde vem se destacando, alcançando sucesso e reconhecimento. Ganhando, inclusive, prêmios em diversos certames nacionais.
       A xilogravura é representada por Erick Lima, jovem cientista social que vem se destacando com uma produção ampla e de qualidade. E o cordelista Abaeté mudou-se para o pátio do Centro com seu acervo de mais de mil títulos da Casa do Cordel.
       O Centro de Turismo  é uma entidade que procura incentivar a produção da arte e do artesanato local sempre se antecipando às instituições oficiais. O próprio forró com Turista é uma iniciativa que visa preservar as tradições nordestinas e o forró pé de serra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário