PARA QUE ESTUDAR HISTÓRIA...

Antes se imaginava que estudar História era apenas pesquisar sobre o passado e nada mais.


Atualmente, porém, podemos definir esse estudo como determinada busca que irá nos ajudar a entender os acontecimentos que acontecem no presente e virão a acontecer no futuro.


Para isso, pensar em rompimentos e permanências, em certezas e descobertas, em perguntas e vazios que se explicam com o passar do tempo, em mudanças e frustrações e em tudo o que permanece com o tempo, é pensar construções históricas, sociológicas e culturais.


Diariamente andamos pelas ruas, conversamos com as pessoas, entramos em prédios, lemos alguma coisa enquanto esperamos, estudamos, assistimos televisão, navegamos na Internet, nos comunicamos...


Todo esse emaranhado de ações, análises, participações e convívio coletivo fazem do ser humano um ser único que comunica, compartilha e constrói suas relações desenvolvendo o que lhe é uma característica unitária de construir sua própria História e assim colaborar na construção da História da sociedade na qual vive.


Viver coletivamente...


É esse conviver, esse trocar coletivo, o descobrir, o compartilhar no seu grupo social que constrói a história de vida de cada um.


POR TUDO ISSO, QUE ESTUDAR, CONHECER E COMPREENDER A HISTÓRIA É MUITO IMPORTANTE...

QUE BOM TE TER POR AQUI... APROVEITE! TEM MUITA FOTO PARA OLHAR, COMENTÁRIOS PRA FAZER E ALEGRIA A NOS DAR. GASTE TEU TEMPO COM NOSSAS HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS!
gadgets para blogger
free counters

VAMOS APRENDER JUNTOS...

NESTE BLOG, ESCREVEREI SOBRE MUITAS COISAS... RIQUEZAS CULTURAIS, EXPERIÊNCIAS, FAMÍLIA, PASSEIOS, DESCOBERTAS, ENCONTROS E MUITOS OUTROS FATOS HISTÓRICO SOCIAIS E CULTURAIS QUE NOS CONSTROEM A TODO O MOMENTO COMO SERES HUMANOS.
EXPERIÊNCIAS DESCRITAS PARTINDO DO EXEMPLO DE NOSSA FAMÍLIA FORMADA POR UM MINEIRO QUE JUNTOU COM GAÚCHOS E SAIU DO RIO GRANDE DO SUL PARA MORAR POR QUASE DEZ ANOS ENTRE POTIGUARES NO RIO GRANDE DO NORTE...

MUITAS VIAGENS !!!

MUITA DIVERSÃO E APRENDIZAGENS !!!

ACOMPANHE-NOS E VAMOS APRENDER JUNTOS...



PESQUISE NO BLOG...

18 dezembro 2009

BARZINHOS E QUIÓSQUES AO AR LIVRE entre as belas praias de Maceió.

      Esta parte esquerda da praia também é a mais badalada! Há muitos quiosques e barzinhos...
     
           Há inúmeros passeios de barco para outras praias, como a Praia do Saco da Pedra, que faz parte de uma reserva ecológica e pode ser alcançada pela Praia do Francês a pé quando a maré está baixa... 

          Tudo é D+!

ALAGOAS - Praia do Francês


Colada em Maceió, esta a cidade de Marechal Deodoro, onde está a incrível Praia do Francês! De acordo com historiadores, ela recebeu este nome pois era frenquentada pelos contrabandistas franceses de pau-brasil no período colonial...       
      Para chegar a praia do Francês, o ponto principal de entrada é o Aeroporto Zumbi dos Palmares (Aeroporto Internacional da Cidade de Maceió). Ele está localizado há cerca de 15 minutos do centro da cidade. 

     
     Na época da colonização a região da Praia do Francês foi habitada por índios Caetés, os habitantes naturais da Pindorama, a Terra das Palmeiras.
     No passado, franceses desembarcavam no local para contrabandear pau-brasil abundante na vasta Mata Atlântica da época colonial. Daquela época, ficou o nome. Inicialmente o local foi chamado de Porto dos Franceses, derivou para Praia dos Franceses até o atual Praia do Francês.

       Existiram alguns conflitos entre índios e invasores, entre franceses, holandeses e portugueses em disputas por bens e territórios.             
       Atualmente, a Praia do Francês é uma das mais procuradas e movimentadas de todo o litoral nordestino. O intenso movimento possibilitou que a praia se tornasse um distrito.
       Situada entre o mar e a Lagoa Manguaba, a maior de Alagoas, com 34 km de extensão, diversas ilhas e canais, além de um imenso manguezal, Praia do Francês fica a apenas 20 km de distância de Maceió, capital do estado.
           Geralmente é um clima tropical durante todo o ano, com temperatura média de 30ºC.

             Além de todos os seus atrativos naturais, a Praia do Francês está localizada próxima à cidade de Marechal Deodoro, uma cidade tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional. Nessa antiga capital de Alagoas, nasceu Deodoro da Fonseca, o chefe militar que, em 1889, liderou o golpe que proclamou a república e destronou o imperador, tornando-se o primeiro presidente do Brasil.

    Turistas de toda Alagoas e de outros estados do Brasil visitam a praia, além dos turistas de fora do país.

 


 
 
 
            Vale muito a pena, conhecer o centro histórico de Marechal, que é tombado como patrimônio da humanidade. 
          Farei uma postagem só sobre ele... Procure!   


        A praia do Francês é local de desova de tartarugas marinhas. Se você encontrar um ninho, preserve, não tire os ovos ou mudeo-os de lugar. Se possível avise ao Projeto Tamar: